
O Marketing na área da saúde mudou. Atualmente temos outra compreensão especialmente sobre Marketing em odontologia, tendo visto como algo benéfico tanto para profissional como para paciente. Hoje não se trata Marketing de Odontologia como Propaganda ou de "Mercantilização" de tratamentos. E tem visto como recurso para aproximar paciente e do dentista, sanando as dúvidas e esclarecendo sobre odontologia. Onde o profissional abre as portas para criar uma comunicação transparente, mútua e saudável com os pacientes.
Afinal, você sabe sabe como abrir este canal digital? Conheça melhores práticas de marketing digital em saúde, como adequar à legislação e evite os erros mais comuns.
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Fotos com/do paciente (Selfie)
Fotos antes e depois
Postagem de passo a passo é proibida
Conteúdo informativo
Cuidados
4) Conclusão
1) Porquê Marketing em Odontologia
Marketing em Odontologia atende a demanda dos dentistas que querem se destacar da concorrência e comunicar o seu diferencial para conquistar o paciente.
Marketing consiste em traçar estratégias baseadas nos dados para atrair clientes, diminuindo a evasão e fidelizando-os.
A propagação do nome do profissional como forma de ser reconhecido como referência no setor pelos colegas de profissão, proporcionando trocas de conhecimentos e crescimento na carreira.
E há benefício também para os pacientes. Por este meio, eles podem conhecer o um pouco da trajetória, especialidade, consultório do profissional para avaliar se atende suas necessidades.
2) Código de ética de Odontologia
Para todas as ações de Marketing deve respeitar as legislações e condutas vigentes. produção de conteúdo Produza conteúdos atrativos atuando legalmente.
Qual quer publicação relacionado a prática de odontologia compartilhado pelo dentista deve seguir as regras do conselho e da própria plataforma da rede social:
Veja o que o Código de Ética de Odontologia do Conselho Federal de Odontologia - resolução 196/2019 determina sobre: Fotos, Antes e Depois, Passo a Passo e outros cuidados:
2.1 Fotos (Selfie)
A postagem e divulgação de selfie dos pacientes, independente da presença ou não do profissional cirurgião-dentista, só é permitido mediante autorização através de Termo de Consentimento Livre Esclarecido - TCLE por escrito. Mesmo que paciente autorize verbalmente, peça autorização por escrito.
2.2 Fotos antes e depois
Os registros de antes e depois do tratamento odontológico podem ser publicados, mas apenas pelo próprio Cirurgião-Dentista que realizou o procedimento. A publicação de casos clínicos de terceiro é proibida.
O que está permitido é somente as imagens de diagnóstico (que seria o antes) e a conclusão do tratamento (que seria o depois), sendo expressamente proibidas imagens e vídeos da realização do procedimento em redes sociais.
Veja o trecho da publicação do Conselho:
É preciso deixar claro que não está liberado indiscriminadamente o antes e depois e sim está regulamentado a forma de divulgação das imagens de diagnóstico, que corresponde ao antes, e da conclusão do tratamento realizado pelo próprio Cirurgião-Dentista. É o próprio profissional que pode fazer essa divulgação do tratamento concluído. Ou seja, não está liberado de forma indiscriminada, está regulamentado pelo Conselho Federal de Odontologia. (Resolução 196/2019)
A resolução 196/2019 reforça pessoa jurídica, clínica não tem autorização para postar e divulgar as imagens de diagnóstico e conclusão do procedimento.
2.3 Postagem de passo a passo é proibida
Conselho Federal de Odontologia (CFO) proíbe a exposição "durante" procedimento. O entendimento é que a exposição pode causar pânico, receio ou medo nos pacientes. São imagens muito fortes para um leigo e não há de fato esta necessidade. As imagens técnicas devem ser restritos a publicações científicas entre os profissionais.
2.4 Conteúdo informativo
Está permitido fazer postagens de conteúdo educativo, com intuito de educação da sociedade com a informação cientificamente comprovada. No entanto, a divulgação de casos clínicos é proibida.
De acordo com CRO, ao divulgar o seu trabalho deve se atentar às expressões que possam indicar concorrência desleal, autopromoção, oferecendo por exemplo serviços gratuitos, descontos e promoções. Fazer sorteios ou anunciar o tratamento como um prêmio é expressamente proibido.
2.5 Resumo dos Cuidados
Para cada postagem e divulgação atentem a:
Colocar o nome e o número de inscrição do profissional
Ter TCLE autorizado pelo paciente ou pelo responsável legal
Não oferecer tratamento odontológico gratuitamente ou com desconto como publicidade
Seguir o código de ética vigente
Importante saber se colocar no lugar do outro. Por mais que o tratamento tenha os benefícios importantes, normalmente as pessoas não querem ser expostas numa situação de vulnerabilidade.
3) Ações de Marketing Digital para dentistas
Antes de tudo, defina seu nicho, produto e objetivo. As seguintes perguntas podem te ajudar a ter norte para este início:
- Com quem você quer trabalhar?
- Quem seria seu cliente ideal?
- O que é uma coisa pela qual você quer ser conhecido?
- Como é o mercado e concorrência?
- Qual é o seu objetivo?
A matéria "Seu conteúdo não é para todos" detalha este processo de planejamento.
Definido o foco, há algumas ações para obter o resultado:
3.1 Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma ação estratégica de dispor informação gratuitamente valioso, relevante e consistente para reter o público alvo. E é uma ação que pode gerar resultados financeiros ou não.
Pode parecer estranho realizar uma ação que pode não tem retorno financeiro. Esta ação é um investimento de longo prazo considerando que os usuários de internet interessam primeiramente pelo conteúdo informativo do produto e serviços antes de tomar a decisão da compra.
Então, as marcas / empresas produzem os conteúdos com o intuito de aproximar do cliente em potencial, sanando as dúvidas e dando as dicas ao longo do funil de venda, mas sem intenção de venda direta. Os clientes não são cobrados pelas estas informações.
Descubra as dores do seu público. Saiba.o que eles querem saber, tem de dúvidas para construir conteúdo relevante e de valor.Você sabe o que as pessoas querem saber na área a de odontologia?
3.2 SEO
Como os conteúdos de valor chega para seu público?
A estratégia de divulgação do material pode estar em diversas formas como rede sociais, blog, e-mails marketing, videos, infográfico, e-books, webnário entre outros meios. E para que estes conteúdos digitais cheguem aos que ainda não te conhece, aplica-se as técnicas de SEO (Search Engine Optimization - Otimização para Motor de Busca). SEO é conjunto de boas práticas para que os motores de busca como Google, Bing e Yahoo disponibilize seu conteúdo digital para quem busca assunto relacionado. Basicamente, esta prática é para que seu conteúdo esteja nas primeiras páginas de navegador de busca.
Como faz para aparecer no Google (Blog, sites):
- Utilizar Palavras Chaves: é o processo de identificar as palavras e os termos mais utilizados que os usuários utilizam para buscar um determinado produto ou serviço.
- Ter Conteúdo de Qualidade: conteúdo original legível que possa auxiliar a sua audiência
- Ter site com Estrutura organizada e com boa navegabilidade: Organizar o site de forma que a navegação seja simples para os mecanismo de busca possa visitar e identificar o que tem no site.
3.3 Foque no seu target
Tenha clareza para quem está escrevendo o conteúdo. Isto te ajuda a definir:
- Onde publicar
- Linguagem
- Conteúdo
Se seu foco é paciente, nada adianta utilizar termos técnicos e abordar questões que seu colega de profissão gostaria de saber. Mas não é errado ser técnico se tem a intensão de divulgar o curso, criar conexões entre colegas de trabalho. Tudo depende te sua estratégia e do seu foco.
3.4 Tenha um Blog
Embora Rede Social seja recurso importante para Marketing Digital, Blog é uma ferramenta incrível porque as pessoas buscam informações através de navegadores de busca.
Escreva sobre sua área de atuação, produto ou serviço para demonstrar seu conhecimento. Aborde assuntos relacionados ao seu segmento e mostre que seus produtos / serviços irão solucionar as dores do seu público alvo. Demonstre que entende do assunto criando conteúdos de qualidade e exclusivos, e receba acessos e comentários.
Isto será uma maneira de ser visto como alguém que sabe do que fala, resultando em credibilidade no assunto. As pessoas vão te lembrar quando precisarem de uma especialista. Consequentemente será um aumento de agendamento e de venda. .
Tendo paciência e consistência seu blog pode trazer resultados a sua estratégia de divulgação com tráfego, leads e consequentemente, vendas.
Ao publicar conteúdos em um blog, você terá mais páginas a serem indexadas no Google, o que melhora o posicionamento nos navegadores de busca atraindo mais visitas.
Para que estas páginas estejam no topo dos buscadores como Google, é necessário se tornar autoridade no assunto oferecendo conteúdos que atende a necessidade do público.
4) Conclusão
O marketing digital em odontologia exige cuidados para atender às legislações, mas há muitas ferramentas para você ganhar visibilidade e ser visto como profissional de referência.
Marketing Digital não é somente nas redes sociais. Tenha seu site, e seu blog para ser encontrado via navegadores de busca como Google.
Podemos trabalhar juntos para construir sua autoridade. Vem falar com a gente.
Referências
CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Código de Ética Odontológica. Aprovado pela Resolução CFO-118/2012.
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