
A vantagem da presença digital é poder entregar conteúdo para todos sem barreira territorial. No entanto é necessário definir para quem pretende entregar seu conteúdo.
Segue o índice do que vamos falar:
Porque seu conteúdo não é para todos.
É necessário que o conteúdo entregue tenha valor para pessoa que vai receber. E que possa auxiliar na resolução das dores desta pessoa. Exemplificando com prática.
Você é dentista e quer falar sobre tratamento de canal, por tanto o tema é Tratamento de canal. Seguem sugestão de conteúdo:
1 - Os sintomas mais comuns são dores que podem até irradiar para a face, inchaço e sensação de latejamento. Procure Endodontista, quem é especialista que cuida do assunto.
2 - Vejam quais são os materiais para ter bons resultados nos tratamentos endodônticos.
São dois exemplos que falam do mesmo tema, mas conseguem perceber que direcionam para diferente público? O primeiro é para pacientes, com o objetivo de educar o público e possivelmente captar como futuros pacientes. Quanto ao segundo é para profissionais de odontologia, talvez para abrir um curso especial para tratamento de canal.
Definindo o nicho, você conseguirá definir seu público, objetivo do negócio para obter melhor resultado de divulgação do seu produto ou serviço.
Como definir um nicho.
Algumas perguntas podem te ajudar a refletir sobre o assunto:
Com quem você quer trabalhar?
O que essa pessoa tem de dor e o que você tem a oferecer de solução para ela? Defina o público alvo (Target), que nada mais que um recorte para determinar o consumidor e baseado nos dados sócio demográfico que são:
Faixa etária
Gênero
Localização geográfica
Renda familiar
Profissão etc..
Definir público algo é importante para você definir o seu produto. Se seu target tem renda baixa o foco será no preço e você deve se situar no bairro próximo ao target. E se pretende atender profissionais que ocupam cargos de gestão, que tal focar em atendimento fora do horário comercial para que eles não tenham que cancelar reuniões de negócios?
Conseguem perceber a importância da definição do público alvo?
Quem seria é cliente ideal?
Parece com público alvo, mas é diferente. Baseado nos dados do público alvo e provavelmente nos clientes que você já atendeu, crie uma personagem fictícia que representa figura do seu cliente ideal. Defina:
Nome
Idade
Profissão, local de trabalho
Hobby
Personalidades
Sonhos
Rotinas
Relacionamentos
Detalhe a ponto de você conseguir imaginar quem é esse cliente ideal
Podemos criar mais de uma persona, baseado em um público alvo. Porque cada persona terá sua jornada de consumo diferente e você conseguirá entender como ofertar, informar, precificar, diferenciar o seu produto.
O que é uma coisa pela qual você quer ser conhecido?
Seja bem específico nesse algo que você será conhecido pelo seu público alvo. Esse algo que você vai abordar intensamente para mostrar o quanto você é especialista e profissional capacitado para prestar o serviço ou entregar o produto ao seu público alvo.
Afinal, o que você faz não é qualquer coisa. Tem algo especial que agrada especificamente o seu público alvo.
Como é o mercado?
Saiba o nível de demanda, saturação do mercado, concorrência e questões de faturamento.
Trabalhar com serviço de alta demanda é bom, mas caso tenha muita concorrência, o que chamamos de oceano vermelho. Você terá menor faturamento. Terá que se esforçar muito para se destacar e o retorno pode ser menor.
No entanto, quando tem alta demanda, mas não há profissional suficiente é oceano azul que você poderá explorar. Pode ter pouca concorrência, mas pode ter o desafio de despertar o interesse do público pela solução.
Não há escolha certa nem errada. Escolha o mercado que você se sinta mais preparado.
Seja bem honesto
Não tente captar procurar público muito amplo. No final do estudo deve ser capaz de identificar onde estes clientes estão.
Conte com especialista.
Contar com especialista em Marketing de produto é um caminho mais rápido. Este profissional poderá auxiliar com pesquisa de mercado para te informar o tamanho do mercado, nível de competitividade, concorrência etc. E auxiliar na construção do plano do seu negócio definindo nicho e produto.
No entanto, especialista do segmento é você e esse trabalho é feito em quatro mãos: técnicas de marketing com especialidade do segmento.
Saiba que definir o nicho é essencial para direcionar toda sua estratégia de comunicação. Temos uma outra matéria que ajuda você avaliar a efetividade da escolha. Saiba certificar se você está atingindo público certo.
Crie conteúdo de valor.
Tendo seu nicho, target, persona, produto definido, conseguirá trabalhar melhor na criação de conteúdo para Instagram, para blog em todas as plataformas digitais para promover seu serviço.
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