Aparecer nas primeiras páginas dos navegadores de busca (Google, Yahoo, Bingo) é de extrema importância para o sucesso do seu negócio. O site de busca na internet mais utilizado, o Google utiliza série de mecanismos e algoritmos do Google para ordenar os resultados de uma busca. Não basta ter conteúdo de qualidade, mas é necessário aplicar técnicas para ganhar visibilidade.
Por que meu site não aparece no Google?
Se eu site pode não aparecer por diversos motivos, mas primeiro de tudo, verifique se seu site de fato não aparece no Google ou se apenas não está nas primeiras páginas de buscas. Para descobrir é fácil. Basta você acessar o Google e pesquisar pelo endereço do seu site, com o "site:" na frente. Ex: "site:https://seusite.com.br.
Se como resultado, aparecer as páginas do seu próprio site. Parabéns, significa que seu site está indexado pelo Google. No entanto, se não aparecer nenhum resultado, seu site não foi indexado pelo buscador e Google não está mostrando seu site para ninguém como resultado da pesquisa.
Seu site pode não ter sido indexado por alguns motivos:
seu site é novo e motor de busca do Google ainda não avaliou as páginas do seu site. Se é novo, espere algumas semanas para fazer o teste novamente.
Google pode ter punido seu site por não seguir a Diretrizes de Qualidade do Google. Crie a conta no Google Search Console para diagnosticar e corrigir possíveis erros.
Se tiver dúvida para saber como indexar site no Google, pode contar com nossa ajuda. Nosso analista de SEO pode auxiliar neste processo.
Entenda como funciona o mecanismo de busca Google
É importante entender como funciona o mecanismo de busca na internet para otimização. Basicamente, o mecanismo de busca (Search Engenie) decide quais sites serão mostrados nas primeiras páginas de busca e outras nas últimas páginas de busca. O Search Engene do Google faz visitas e indexa (disponibilizar no navegador de busca) inúmeros websites para que quando você fizer a busca de algum termo no site de busca, Search Engenie possa utilizar os algoritmos para trazer conteúdos relevantes e de qualidade para você.
Como fazer meu nome aparecer no Google?
Para aparecer nas primeiras páginas no resultado da busca é necessário ter melhores classificações nas SERPs.
O que é SERPs?
SERPs é a sigla Search Engine Results Pages (Páginas de Resultados dos Mecanismos de Pesquisa). É a página que retorna os resultados de quando realizamos uma pesquisa no navegador de pesquisa. recisa basicamente de dois primeiros tópicos abaixo:
Para otimização de site conte com a Blue Lemonade, consultoria de Marketing Digital :)
Como fazer meu site aparecer no Google grátis?
Será que há forma de anunciar no Google grátis? Se quando seu potencial paciente te encontrou, porque seu site apareceu nas primeiras páginas de busca, certamente podemos considerar como anúncio gratuito.
Para definir as classificações nos mecanismos de busca, o Search Engine considera as práticas de SEO (Search Engine Optimization - Otimização para Motor de Busca) como os critérios para avaliar se conteúdo do site é relevante e de qualidade. Quanto maior a classificação do conteúdo, o site terá maior chance de ser clicados. E quanto maior o número de visitas, a página tem melhor resultado para divulgação do seu serviço, estabelecendo autoridade do assunto e permite construir sua marca no universo digital.
O SEO é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização para sites, blogs, páginas, que incrementam qualidade e quantidade do site. Ou seja, melhorar o posicionamento orgânico em navegador de busca.
As práticas básicas de SEO se referem a palavras chaves, conteúdo de qualidade, estrutura do website:
Passo 1: Determine palavras-chave
Elaborar estratégia de SEO certa é a chave de sucesso. Durante o processo, identifique as palavras e os termos mais utilizados que os usuários utilizam para buscar um determinado produto ou serviço. As palavras-chave muito amplas recebem pouco tráfego ou tem alta concorrência, dificultando o destaque do site. O uso de planejador de palavras chave te auxiliará a encontrar palavras mais específica com melhor resultado.
Passo 2: Otimize o conteúdo com as palavras-chave levantadas
Conteúdo deve ser de qualidade e original para sua audiência. Vale lembrar que o tempo de leitura é uma das formas que mecanismo de busca, por tanto não basta utilizar palavras-chave certas. Crie site com conteúdo de valor que atenda necessidade do seu possível paciente.
Passo 3: Garanta navegabilidade e estruturado website
Para o desenvolvimento de sites, não se esqueça de considerar estrutura do site, de forma que facilite a leitura do navegador de busca, mas sem esquecer dos humanos que irão ler. Afinal, todo conteúdo é feito para os humanos lerem. Para cada página do seu site, siga boas práticas de SEO de seguintes elementos:
- Título da página (meta title)
- Descrição da página (meta description)
- Estruture o site para facilitar a leitura, através de uso de título, subtítulos e conteúdos.
- Texto alternativo (alt text) para as imagens
- Responsiva para diversos aparelhos eletrônicos, seja via desktop, tablet, celular.
Passo 4: Avaliar e desenvolva estratégia contínua de conteúdo
Avalie desempenho do site através de número de visitas, conversões, captação de leads entre outros
Quanto tempo leva para SEO funcionar?
Depende muito para cada site, nível de dificuldade das palavras-chave utilizadas pode demorar mais de 6 meses para especialista em SEO começar a obter o resultado esperado. Segundo o Google, um especialista em mecanismo de busca precisa de 4 a 12 meses para obter colher o fruto do trabalho.
O trabalho de SEO é um investimento de longo prazo e leva tempo para o seu site ganhar autoridade e obter o resultado esperado.
Como funciona Google Ads?
Outra forma de aparecer na busca do Google é o SEM (Search Engine Marketing), através de Google Adwords Ads que é a forma de trazer o tráfego investindo em anúncio. É uma forma rápida e vantajosa para atingir a audiência. Mas não isenta a prática de SEO, pois Google continua avaliando qualidade e relevância da página entre os sites anunciados.
Ao investir em tráfego pago, sua página aparece nesta parte do navegador de busca. Acima da listagem de busca sem investimento (busca orgânica):
Este recurso também tem a possiblidade de fazer remarketing, que é forma de impactar os visitantes do seu site em outros sites ou nas redes sociais. Você já deve ter tido essa experiencia ao deparar com anúncio de alguma página recém visitada em outros sites. Que funciona como um lembrete para clientes.
Criamos sites para ter transmitir a essência do seu trabalho. Espero que este conteúdo tenha ajudado e precisando, conte conosco para criarmos site para você.
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