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Conteúdo do Instagram não está no Google

Foto do escritor: Blue LemonadeBlue Lemonade

Atualizado: 25 de jun. de 2023




O que isto significa?

Os conteúdos que você teve todo cuidado para criar no Instagram, não estará disponível para os navegadores de busca como Google e Bing utilizarem como resultado da busca. Pelo menos ainda. Isto possa mudar no futuro, mas por enquanto não.


Os meios para os não seguidores da sua conta terem acesso ao seu conteúdo são:

- Utilizar #s que você utilizou: Isto nem sempre é um meio simples de chegar até a sua publicação, porque concorre pela hora da publicação e pelo grau de relevância do post.

- Encontrar seu post ao caso na aba "Explorar" : Já sabe que não é tão simples agradar o algoritmo para aparecer. Nem tem a possiblidade de escolher o perfil que vc quer disponibilizar o seu conteúdo via este recurso.

- Ser impactado pela publicidade que você patrocinou.


O que fazer para aparecer no Google?


1) Entenda o que é indexar a página


Na página o site dicio.com explica da seguinte forma:

"Inserir um ou vários sites na base de dados de motores de pesquisa, fazendo com que eles apareçam como resultado para quem faz uma busca"

É como se todos os conteúdos estivessem na enciclopédia (olha eu entregando minha idade kkk) e os navegadores de busca fossem os glossários desta enciclopédia gigante. Basta utilizar as palavras chaves para encontrar o conteúdo que procura.

E atualmente para todas as nossas dúvidas de diversos propósitos, googamos para obtermos as respostas. Fazemos isto naturalmente para fazer cotação de preços, suspeitar de algum sintoma, descobrir restaurante, procurar localização.... tudo.


Por conta disto, muitas empresas adotam a prática do Inbound Marketing, ou seja trabalhar com conteúdos relacionados ao seu segmento e ao interesse do seu público alvo para atrair o cliente até o seu site ao invés de investir somente em publicidade paga.


2) Traçar a estratégia de Inbond Marketing


Inbound Marketing ou Marketing de Atração em português, é conjunto de ações de marketing digital que consiste em atrair, converter, relacionar, vender e fidelizar os clientes através de conteúdos relevantes.


Tem como objetivo atrair as pessoas certas para a solução do seu negócio que resolve a dor delas. O interesse pelos seus produtos ou serviços é por vontade própria do público alvo.


Diferente do marketing tradicional que as empresas buscam o público alvo para comunicar, Inbound marketing utiliza blogs, redes sociais e mecanismos de busca para ser encontrada pelo público alvo. Quem procura a empresa é o cliente.


3) Ter conteúdo indexado nos navegadores de busca


Explicamos neste artigo, que o Search Engenie (robô do Google) faz visita nos sites e avalia relevancia e qualidade do conteúdo baseado nos algoritmos. E para cada página que publicamos na internet precisamos deixar uma instrução da página para o Google. É uma instrução que fica oculta, então, ficará invisível. Para verificar será necessário abrir o código da página.


  • Ter título e meta descrição para cada página

  • Estruturar o texto: Cada parte do texto deve ser identificado se é título, subtítulos, ou parágrafo através de códigos ou configurações.

  • Colocar descrição nas imagens. Como o Google faz leitura baseada nos algorírimos, ele lê as descrições das imagens. E isto pesam no resultado de busca. Coloque um nome da imagem sempre que possível para que robô possa entender do que se trata. É possível informar para Google ignorar imagem, em caso das imagens serem apenas decorativas.

  • Não tenha mais de uma página com o mesmo conteúdo

  • Página leve de rápido carregamento

  • Atualizar o conteúdo sempre

  • Tenha conteúdo interessante e relevante: Para estes o Google mede através de número de acesso, duração média de tempo da página e bounce rate (taxa de saída). Crie conteúdo que prenda atenção dos leitores.


4) Ter um site


E todas as técnicas citados anteriormente deve ser feito num site onde você tem acesso a código de HTML onde pode configurar instrução para o Google.


Para que possa publicar diversos assuntos interessantes para o seu público. Tenha um blog para poder colocar todos os conteúdos relevantes. Neste artigo, resumimos o que precisa ser feito no seu blog para ser encontrado no Google. É um trabalho de formiguinha que precisa de dedicação e consistência.

Uma agência de Marketing digital pode te auxiliar nas questões técnicas para você só se preocupar com o criação de conteúdos.








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